-
Arquitetos: Studio WhiteScape
- Área: 6000 ft²
- Ano: 2020
-
Fotografias:PhxIndia
-
Fabricantes: Hafele, Jaquar, Legrand, Saint-Gobain
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado numa rua estreita de Pondicherry, este terreno voltado a norte pode ser considerado como uma tipologia arquitetural única. Seu entorno é um bairro composto por unidades habitacionais densas, construídas sem recuo e com dois a três andares de altura como norma.
A casa foi projetada pra uma família composta por um casal com três filhos e a casa é uma combinação de espaços públicos e privados projetados para atender às necessidades da família. A exigência do cliente foi a de construir uma casa que os representasse para a nova geração.
LE TRANQUIL explora a ideia de uma arquitetura minimalista moderna, adotando os princípios da arquitetura e do design tropical. Foi projetada como uma adição arquitetônica bem pensada entre as estruturas existentes. O objetivo é o de criar espaços contínuos, onde as zonas construídas e a paisagem se complementam e oferecem uma experiência única aos utilizadores. Os espaços estão orientados de forma a permitir usufruir das vistas criadas e enquadradas pelos diferentes elementos de projeto. Além disso, o design cria interessantes jogos de luz natural e sombras que melhoram ainda mais a experiência dos utilizadores. Um corpo de água e uma plataforma conjugam-se com uma árvore, que é o ponto focal. O pátio cria vistas interessantes a partir de diferentes zonas da casa, ao mesmo tempo que ajuda na ventilação natural.
Os espaços transformáveis possibilitados pelos elementos deslizantes e retráteis que compõem a fachada dos pisos superiores são outro destaque desta casa. Um toque casual para uma vida formal - com uma fileira de painéis perfurados, inseridos no cubo de concreto, proporcionam privacidade ao mesmo tempo que criam uma dramaticidade para os seus olhos.
Os interiores minimalistas são uma reflexão do estilo de vida do cliente. Superfícies rebocadas brancas e em concreto são os acabamentos base, contrastando e complementando-se entre si. Como elemento principal do piso é usado o mármore preto com granulado branco, juntamente com ladrilhos cinzentos vitrificados e assoalhos em madeira. A madeira é aplicada como acabamento interior para complementar as superfícies brancas e em concreto.
A luz abundante durante o dia e a instalação luminosa suspensa desde a claraboia criam padrões em constante mudança. A plataforma elevada na sala de jantar adiciona elegância ao espaço e o jardim existente na enorme janela deslizante proporciona uma experiência de jantar ao ar livre. Os degraus de concreto que conduzem à sala de estar em conjunto com uma escada em metal com madeira foram concebidos como uma escultura. A sala de estar abre para o jardim da frente e para a lateral, funcionando como uma proteção contra o barulho e o calor. Os pátios com claraboias ligam visualmente os diferentes espaços da casa, esbatendo as linhas que os separam. No quarto, os jogos de luz natural em conjunto com o rosa agradável criam o ambiente perfeito. A plataforma em concreto que se estende desde os quartos dos filhos até ao jardim cria uma ligação estreita com a natureza.
Le Tranquil é uma estrutura minimalista moderna, com uma linguagem de design que permite uma leitura clara dos elementos sólidos, dos espaços e dos planos através do uso de dispositivos como painéis e de luz. O vocabulário atende a um estilo de vida específico e às questões de conforto e abrigo.